Dicas de Cordel

icone facebook icone twitter icone gplus icone whatsapp

CORDEL PARA CRIANÇA

 

O Projeto Cordel na Educação tem estreitado cada vez mais a relação com o público infantil, criando historinhas rimadas que tanto agradam aos pequenos. Ultimamente temos proposto uma nova linha de cordéis com textos curtos, em quadrinhas e com imagens para atender ao público da Educação Infantil, já que para o Ensino Fundamental, o nosso material é farto e diversificado em seus temas.

A criança é performática e sonora em sua essência, o cordel é teatro o tempo inteiro. A linguagem da poesia de cordel é musical, a criança é pura música. Ambos conduzem cadência e rima no âmago. Não é à toa que a criança é tão sensível à repetição dos sons. Portanto, o Cordel proporciona, ao ser trabalhado em sala de aula, as mais variadas possibilidades que estimulam a criatividade e a expressão da criançada, constituindo-se num viés para o prazer da leitura. Basta explorar!

Podemos dizer que o Cordel de hoje é o que está selecionado na sementeira da educação. Cordel é poesia, sendo assim, é gênero textual, tudo isso é semente e matéria fecunda dentro do solo do saber, numa semeadura propositiva entre os que produzem (autores), os que semeiam (professores) e os que germinam (alunos) para uma excelente colheita no tempo certo.

dicas-de-cordel


« Voltar