Dicas de Cordel

icone facebook icone twitter icone gplus icone whatsapp

LUGAR DE CORDEL É NA EDUCAÇÃO!

dicas-de-cordel

É possível observar que há certa inquietação por parte de algumas pessoas ligadas à Cultura Popular, com o cordel, que hoje vive desalinhado do contexto da arte do entretenimento cultural, portanto, fora das rodas dos ufanistas românticos que nutrem ainda as lembranças trovadorescas de um tempo remoto e sem significado prático para os dias atuais. Na história tudo muda. A história é reescrita todos os dias. O cordel foi para o seio da educação.

Quando nos perguntamos se foi bom ou não o cordel migrar para a educação, a resposta é de que não se trata de ter sido bom ou não, porque esse encontro aconteceria naturalmente. Cedo ou tarde os interesses se cruzariam. Os acontecimentos que se notificam como razão pela qual isso ocorreu, servem tão-somente, como referências históricas do processo que levou o cordel para a sala de aula.

Essas coisas são naturais porque, onde existem informações e, no caso do cordel, são fartas e ricas, haverá também os interessados por elas. Portanto, a confluência entre cordel e educação, veio pela via da essência que os une, o conhecimento.

Com relação ao charme do cordel da cavalariça e dos romances de castelo que o entretenimento ainda reclama, ele não morreu no que concerne a beleza estética e a essência poética, todavia vive nos dias de hoje a serviço da educação.


« Voltar