Dicas de Cordel

icone facebook icone twitter icone gplus icone whatsapp

SURGIMENTO DA LITERATURA DE CORDEL NA EUROPA E SUA ENTRADA NO BRASIL

dicas-de-cordel

A Literatura de Cordel ou Poesia de Cordel surgiu na Europa com o advento da tipografia, ainda na idade média. Entretanto, a poesia de cordel cultivada no Brasil teve origem em Portugal. As folhas volantes ou folhas soltas eram vendidas nas feiras livres, praças e ruas de Lisboa, com fatos históricos, poesias, romances, cenas de teatro e penduradas em barbantes (cordel, cordão). Terminou por receber este nome de Literatura de Cordel simplesmente pela forma como era exposta à comercialização.

No entanto, esta denominação, Literatura de Cordel, só chegou ao Brasil no início da década de 60, quando a academia se interessou pelo tema e passou a pesquisar acerca da vitalidade desta literatura que, até então, era apenas chamada de “folheto" ou “romance de feira”.

Entrou no Brasil de forma oral e foi disseminada nos sertões do Nordeste, através dos serões familiares e declamações de histórias, e, depois, cantada à capela (sem acompanhamento instrumental), ou acompanhada de viola durante os saraus realizados nas varandas das fazendas ou nas feiras livres.


« Voltar